2006/11/12

Diário de político, Parte II

Para todos aqueles que ontem se dirigiram ao blog na esperança de visualizar a sequela deste tão controverso diário, peço desde já as minhas mais humildes e sinceras desculpas! De facto, eu não sou um gajo completamente desocupado, tenho as minhas obrigações e uma vida social! Seus colados da net. Ou seja, se tivessem uma vida social, nem estavam aqui a ler estas linhas. A explicação para eu estar a perder tempo para escrever isto, é que a minha vida social conhece um ponto nulo ao Domingo. Passo a explicar: tal como George Bush faz a sua folga 5 vezes por semana também eu faço a minha folga, mas como não sou Presidente dos States só tenho direito a uma... são coisas constitucionais e assim.

Há também uma razão para me apetecer escrever isto hoje, não é só por questões de horário. É que de momento a minha avó está aqui à minha beira e eu tenho que ocupar o meu tempo no pc de alguma maneira, e estando ela aqui não posso visualizar sites de conteúdos duvidosos, como o site das dúvidas do Marcelo. Assim, dedico-me a escrever, porque a minha querida avó é mais uma vitima do sistema de ensino salazarista e não sabe ler; é um pouco como os nossos filhos vão ser se a Ministra da Educação levar os seus planos avante.

Mas voltando à campanha, e fazendo um balanço dos últimos dois dias de campanha eleitoral, devo dizer que as sondagens estão um bocado confusas; é que é suposto haver duas listas, mas há já muita gente que não tem certeza se a Lista A efectivamente existe, visto que parte dos seus cartazes desapareceram misteriosamente, quais aviões no Triângulo das Bermudas. E tal como no famoso Triângulo, parece-me que as explicações mais prováveis são mesmo os campos magnéticos ou os monstros marinhos.

No entanto a campanha continua, e da nossa experiência diária pude constatar que nem todos os eleitores são iguais! É verdade, eu que imaginava que todos os votantes eram iguais, afinal há diferenças, que giro! E as sub-divisões são fenomenais, meus amigos! Verdadeiros animais politicos! E agora perguntam vocês, cheios de raça nas vossas traqueias, "E que tipo de eleitores é que tu distinguiste meu racista?", e eu digo, vários, até, e que lata chamarem-me racista, racistas são aqueles judeus sarnentos! Mas pronto eu digo-vos que eleitores há naquela escola. Se vocês acham que se inserem nalgum deste grupo, fixe, votem A. Senão, fixe, votem A, e arranjem carácter!

Eleitor CCB (Chega, crava e baza) - Este eleitor é talvez o mais prolífero e célebre eleitor que já povoou as escolas. Numa escala etária compreendida entre os 12 e os 16 anos, este eleitor precisa de dar saltinhos para se fazer ver, um pouco como o Marques Mendes na Assembleia da República. O seu modus operandi é extremamente característico, e pode se denotar a partir de um diálogo que eu repeti praí 439 vezes:
- Então meu pequerrucho em quem vais votar? Já leste as propostas?
- As quê? Eu votar na B já que me deram 6 rebuçados e vocês deram 7, mas dois eram flocos de neve e eu sou alérgico ao titânio.
- Mas opá nós prometemos bolas para ver se vocês não jogam futebol com garrafas de iogurte.
- Hmmm eu voto em vocês se me derem uma caneta.
- Epá canetas não tenho.
- Então se me derem aí esse relógio do gajo ao teu lado.
- Toma lá, e vota A.

Eleitor VPMNC (Vocês prometem mas não cumprem) - Com uma idade compreendida entre os 15 e os 17 anos, este tipo é predominantemente feminino. As chicas-espertas chegam lá, põem os óculos e começam a ler as propostas em voz alta, analisando uma a uma como aqueles convidados da Sic Notícias. Muitas vezes desenvolve-se um diálogo do tipo
- Epá mas vocês prometem o portão de lá atrás aberto, vocês não vão fazer isso, seus pulhas mentirosos políticos do "#%"&"!$%"!&%
- Não vamos o quê. Vamos reunir-nos com o Conselho Executivo e entregar uma petição que segundo o Decreto-lei nº 34 B nos vai permitir chegar mais rápido ao Varandas sem ter de dar a volta à escola
- Hmmm mas esse artigo não é o que fala da alteração do regime jurídico da entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional?
- Não, tás a confundir.
- Ah. Mas vocês não prometem igualdade de direitos.
- ...

Eleitor ETUANOL (Eu tenho um amigalhaço na outra lista) - Com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, este tipo de eleitor caracteriza-se por passar pelo nosso estaminé a olhar de lado, com cara de mau e a rosnar, isso mesmo, a rosnar. Este chega à mesa, tira um papel, olha para ele (geralmente não sabe ler) atira-o para o chão, cospe nele, pisa-o, rega-o com gasolina, pega-lhe fogo, volta a olhar com ar assassino, agride um qualquer eleitor que esteja na nossa mesa, diz vota Lista B e volta para o seu canto, certo que depois disso a sua lista irá ter mais 300 votos.

Eleitor OGDLAEGCOC (O gajo da Lista A é giro como o caraças) - Com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (é verdade, as mais velhas geralmente já passaram esta fase - geralmente), maioritariamente do sexo feminino este eleitor passa por nós e olha com uma cara de pleno prazer, chega à nossa mesa, ajeita o cabelo com ganchos da Floribella e diz que vota na nossa Lista e convenceu as outras 17 amigas a votar. Estas, que estão a resguardar a amiga prevenindo que esta desmaie, riem-se nervosamente, fazendo-me lembrar das hienas do Rei Leão. Passam também pelo nosso estaminé 5 a 7 vezes por intervalo.

Eleitor AGDLAEBCOM (A gaja da Lista A é boa como o milho) - Com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos (é verdade, os mais novinhos ainda estão lá atrás a jogar futebol), maioritariamente do sexo masculino, andam com autocolantes colados no casaco e rapam o cabelo deixando apenas um tufo a dizer Vota Lista A. À face da promessa de um beijo arranjam mais 45 amigos para votar na nossa lista, com a cega esperança de que as nossas lindas politicas ao tomarem posse digam o nome deles como apoiantes. É claro que se isso acontecer, teremos de prometer mais funcionários para limpeza de baba.

Eleitor ENSDLMECSF (Eu não sou da Lista mas é como se fosse) - Sentam-se atrás da nossa mesa e gritam Vota Lista A, distribuem panfletos e rebuçados, sorrisos e abraços, e muitos palhaços. São os nossos amigos e gostamos deles, apoiam-nos e dizem isso nos nicks, e nos flogs, e um muito obrigado a todos eles!

Eu podia pôr aqui mais tipos de eleitor, mas a minha avó parece cansada de ver tantos símbolos sem nexo. Eu também já ia comer uma bucha, por isso fico-me por aqui, com a promessa de que isto quanto mais não seja vai ser uma trilogia de artigos. Epá obrigado a todos estes eleitores, e caramba votem Lista A !

1 comentário:

Anónimo disse...

Épa, parece-me que estas a plagiar expressoes de certo e determinado individuo....das uma de anakin skywalker a copiar e depois vais ver o que te acontece!!! É que parecendo que nao ninguem sabe o nome de nenhum actor do star wars para alem do de Harisson Ford e de Tony Ramos(Chewbaka)!
Considera-te avisado!!!!