2009/05/01

Allgarve'09 quer promover internacionalmente a cataplana


Tal como Espanha é conhecida pela "paella" e Marrocos pela "tagine", o programa Allgarve pretende promover e exportar a cataplana como "emblema de comer bem em Portugal".


A tónica do programa Allgarve em 2009 na área da gastronomia vai ser o relançamento da cataplana e a sua promoção a nível internacional como "emblema de comer bem em Portugal". A gastronomia, a par da arte contemporânea, é uma das areas de aposta do Allgarve'09, que neste ano de crise tem como meta enriquecer a oferta do destino Algarve para conseguir cativar mais turistas.

Típica tradição do Algarve, a cataplana designa simultaneamente o utensílio e as iguarias aí confeccionadas. Segundo o gastrónomo e enólogo José Bento dos Santos, responsável pelo programa Allgarve Gourmet, o objectivo em causa é promover a nível internacional a versatibilidade da cataplana, que permite confeccionar uma grande diversidade de pratos, desde as tradicionais ameijoas com carne de porco até sobremesas de frutas.

O Allgarve'09 vai apostar na realização de um Festival da Cataplana, a decorrer na marina de Vilamoura na segunda quinzena de Julho, onde mais de vinte chefes portugueses irão preparar pratos variados em "show cooking" e disponíveis para provas. Na ocasião, será lançado um livro bilingue de receitas de cataplana e haverá uma exposição de peças da fábrica Bordalo Pinheiro. "Também a artista Joana Vasconcelos tem a ideia de fazer uma escultura com cataplanas, como já fez um sapato gigante com tachos", adianta Bento dos Santos.

"Há países que se identificam através das suas culinárias, que exportaram. Todos sabem o que é uma tortilla ou uma pizza, um sushi ou um taco mexicano. Mas poucos sabem o que é uma chanfana. Temos o bacalhau, mas nem todos gostam de bacalhau", sublinha o gastrónomo, lembrando que a cozinha portuguesa é muito rica, mas dificilmente exportável. E sustenta que a cataplana, pela sua versatilidade, representa uma oportunidade de ouro para promover e criar um ícone para a gastronomia portuguesa, mas de forma adaptada ao gosto internacional.

Segundo o especialista em gastronomia, a cataplana é um utensílio que "dignifica a cozinha do Algarve, que tem o melhor peixe e o melhor marisco do mundo". Frisa que Espanha já é conhecida pela "paella", e Marrocos pela "tagine". "Porque não termos nós a cataplana como símbolo?", propõe José Bento dos Santos, que está empenhado em conseguir que "os estrangeiros que nos visitam levem uma cataplana para casa e cozinhem com ela".

Leia mais no caderno de economia da edição do Expresso de 1 de Maio


Na integra no expresso de sabado e na exame ;

http://aeiou.expresso.pt/allgarve09-quer-promover-internacionalmente-a-cataplana---=f511945

1 comentário:

Anónimo disse...

Good post and this post helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.